Aviso*

*Site melhor visualizado nos navegadores Chrome e Firefox.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Ofício de historiador e história da historiografia

Tomando-se o ensejo das discussões sobre a profissionalização do ofício de historiador no Brasil, em pauta no Congresso Nacional, o mercado editorial e os historiadores brasileiros se preocuparam em propiciar ao público leitor especializado e geral do país um conjunto de textos que têm inquirido essas questões, tanto para os séculos XIX e XX, quanto para o momento atual, em que se destacam:

ASSIS, A. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiania: Editora da UFG, 2010.

AURELL, J. A escrita da História: dos positivismos aos pós-modernismos. Tradução de Rafael Ruiz. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio”, 2010.

BARROS, J. A. Teoria da história, volume I: princípios e conceitos fundamentais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011a.

______. Teoria da história, volume II: os primeiros paradigmas: Positivismo e Historicismo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011b.

______. Teoria da história, volume III: os paradigmas revolucionários. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011c.

______. Teoria da história, volume IV: acordes historiográficos – uma nova proposta para a teoria da história. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011d.

CARDOSO, C. F. & VAINFAS, R. (org.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

CHARTIER, R. A força das representações: História e Ficção. Organização de João Cezar de Castro Rocha. Chapecó/SC: Argos, 2011.

DORTIER, J-F. Dicionário de Ciências Humanas. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar (et. al.). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HOBSBAWM, E. J. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo. Tradução de Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LAMBERT, P.; PHILLIPP, S. (org.) História: introdução ao ensino e à pesquisa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2011.

LOPES, M. A.; MUNHOZ, S. J. (org.) Historiadores de nosso tempo. São Paulo: Alameda, 2010.

MALERBA, J. (org.) Lições de História. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

______. Ensaios: teoria, história & ciências sociais. Londrina/PR: Eduel, 2011.

MARTINS, E. R. (org.) A história pensada – teoria e método na historiografia européia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.

NEVES, L. M. B. P.; GUIMARÃES, L. M. P.; GONÇALVES, M. A.; GONTIJO, R. (org.) Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: FGV; FAPERJ, 2011.

NICOLAZZI, F., MOLLO, H. M., ARAUJO, V. L. (org.) Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

SALES, V. (org.) Historiadores. Tradução de Christiane Gradvohl Colas. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

TOSH, J. A busca da História: objetivos, métodos e as tendências no estudo da história moderna. Tradução de Jacques A. Wainberg. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário