Aviso*

*Site melhor visualizado nos navegadores Chrome e Firefox.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Livros importantes, mas infelizmente esquecidos em nosso mercado editorial

Há um conjunto de livros muito significativo no campo da teoria e metodologia da história, mas que se encontram há mais de dez anos esgotados, sem sinais de novas reimpressões no mercado editorial brasileiro, o que é uma pena em vista do imenso aumento do contingente de alunos nos cursos de graduação e pós-graduação nas Ciências Humanas e Sociais em geral, e na História em particular. Nesse sentido, seria imensamente frutífero a reimpressão de obras como:

CARDOSO, C. F. Ensaios racionalistas: Filosofia, Ciência e História. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

GAY, P. O estilo na História. Tradução de Denise Bottmann. SP: Cia das Letras, 1990.

GOMES, A.C. História e historiadores. A política cultural do estado novo. RJ: FGV, 1996.

GUAZZELLI, C. A. B.; PETERSEN, S. R. F. Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2000.

HAMBURGER, A. I.; DANTES, M. A. M.; PATY, M. & PETITJEAN, P. (org.) A ciência nas relações Brasil-França (1850-1950). São Paulo: Edusp; FAPESP, 1996.

LANGLOIS, C. H. V. & SEIGNOBOS, C. H. Introdução aos estudos históricos. SP: Renascença, 1946.

LE GOFF, J. & NORA, P. (direção). História: novos problemas. Tradução de Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976, 3v.

MAYER, A. J. A força da tradição. A persistência do antigo regime (1848-1914). Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: companhia das letras, 1987.

RODRIGUES, J. H. História e historiadores do Brasil. São Paulo: Editora Fulgor, 1965.

_______. A pesquisa histórica no Brasil. – 2ª edição revista e aumentada – São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.

____. História da história do Brasil. Historiografia colonial (v. 1). 2ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

____. História da história do Brasil. A metafísica do latifúndio; o ultra-reacionário Oliveira Viana (v. 2, t. 2). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1988.

____. Teoria da história do Brasil. Introdução metodológica. São Paulo: Instituto Progresso Editorial S. A., 1949.

WEHLING, A. A invenção da História. Estudos sobre o historicismo. RJ: Editora Central da Universidade Gama Filho; Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1994.

Evidentemente, o número não se reduz a esses poucos, mas significativos exemplos, e que, aliás, seria muito interessante e viável a publicação de novas edições, para a nova geração de leitores e de profissionais que foram formados pelo mercado de trabalho brasileiro nesses últimos anos. Aqui procuramos muito modestamente chamar a atenção de nossos(as) leitores(as) para a importância desses e de outros títulos há muito esgotados em nosso mercado editorial, sendo raros mesmo nos sebos mais especializados. Nesse sentido, conhecer o passado por meio das questões que lhes são postas no presente, também se faz em meio as obras que marcaram cada período de nossa história da historiografia, pois, configuraram as regras do método a serem seguidas, as questões que plasmavam o ofício, os dilemas que pairavam sobre as pesquisas, os autores e as obras que então eram debatidas, ao virem a se tornar paradigmáticas para seus contemporâneos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário